Risco Financeiro pode ser considerado como a possibilidade de levar alguém a perder dinheiro.
Então, quando se trata de operações financeiras, pode estar sempre associado a um risco financeiro.
Há pessoas que, ao longo da vida, ficam expostas a diversas operações e transações financeiras. Contudo, é importante saber que existe sempre algum risco associado, sobretudo quando se está perante uma compra a crédito.
É sobre isso que nós vamos tratar aqui, a situação de compra de um automóvel a crédito.
Há pessoas que têm o sonho do carro novo, ou não, mas não têm dinheiro para comprar o carro dos seus sonhos. Por essa razão, veem a possibilidade de recorrer ao crédito para efetivar a compra do tão esperado carro dos sonhos.
Bem, não há mal nenhum comprar um carro com recurso ao crédito. Mas, nem todas as pessoas estão habilitadas para suportar a responsabilidade que o crédito exige.
Assumir a responsabilidade de um crédito é preciso cautela, e ter em atenção os riscos associados à compra Se esses critérios não forem muito bem analisados, passado algum tempo poderá se afundar em dívidas.
Este tipo de decisão, pode estar ligada a má gestão das suas finanças.
Portanto, antes de pensar e tomar a decisão de comprar um carro ou outra coisa qualquer com recurso ao crédito, faça uma análise profunda da sua situação financeira e pondere.
A falta de informação pode levar a não calcular os riscos financeiros associados à compra, e por outro lado, é uma das maiores causas de endividamento.
Logo, o risco de crédito pode ser considerado como sendo o mais comum, visto que, há sempre a possibilidade de alguém não cumprir com os seus compromissos financeiros assumidos.
Antes de assumir um novo compromisso financeiro tenha em atenção ao seguinte:
- A sua fonte de rendimento
- A sua poupança e
- A sua reserva de emergência
Tendo em consideração os riscos associados à uma compra a crédito, tenha em atenção e pense sempre na possibilidade de que eventos inesperados aconteçam, e podem ser tomados como certos, visto serem inevitáveis.
Se estiver a pensar recorrer ao crédito para compra de um automóvel, considere eventos como:
- Crise financeira ou outras
- Desempregado
- Doença
Depreciação e perda de valor do automóvel
Os carros perdem o seu valor inicial, a curto prazo. É costume dizer-se, que a partir do momento que o carro sai do stand automóvel após a compra, perde imediatamente o seu valor, e essa perda de valor é contínua no tempo.
Portanto, ao longo do tempo o automóvel vai perdendo o seu valor, ao fim de 1 ano é capaz de perder até 25%.
O que significa, que no caso de estar a pagar um empréstimo, numa dada altura o seu automóvel valerá menos do que o valor devido do empréstimo.
Se estiver perante uma situação semelhante, significa que o seu património líquido é negativo.
O risco financeiro de estar numa situação de património líquido negativo
Se por qualquer razão algum evento inesperado acontecer e lhe impossibilitar de continuar a pagar a prestação do crédito do seu automóvel, poderá estar perante uma situação difícil.
Vai se ver na obrigação de tomar uma decisão difícil, para não agravar mais a sua situação financeira.
No caso de optar por vender o seu carro, está numa situação em que o seu carro vale menos do que o valor que ainda deve do empréstimo.
O que quer dizer, se o vender, vai pagar uma parte da dívida mas, terá de continuar a pagar o empréstimo até liquidar a sua dívida.
Existem várias formas de reduzir os riscos financeiros
Às vezes é preferível optar por arranjar uma alternativa mais viável e que não possa pôr em causa as suas finanças, e assim, poderá evitar de alguma forma os riscos associados à compra a crédito.
No entanto, poderá reduzir os riscos financeiros da seguinte forma:
- Comprar um automóvel mais económico;
- Fazer algum adiantamento de valor, caso recorra ao crédito;
- Ter em consideração que os eventos inesperados são inevitáveis;
- Ter também em consideração que as suas necessidades futuras podem mudar.
Para terminar sugiro que, caso tenha rendimentos muitos baixos e limitados, deve evitar fazer compras com recurso ao crédito. O crédito pode ser a causa de vários males no que diz respeito às finanças pessoais.
Se gostou compartilhe!
Grata pela escolha!
Maria Teresa Eduardo