Tentar sair da situação de endividamento, é desafiador. É uma situação em que pode ser desgastante para a pessoa endivida e às vezes para toda a família.
Se você se encontra numa situação semelhante, na luta para pagar as suas dívidas, no sentido de ter uma vida mais desafogada, e atingir os seus objetivos financeiros mais ambiciosos, saiba por onde começar.
Lidar com as dívidas não é tarefa fácil para a maioria das pessoas, e como tal, é preciso saber por onde começar e definir e seguir as estratégias certas para atingir os seus objetivos.
Então percebe o que é a dívida?Podemos considerar a situação em que uma determinada pessoa tem a obrigação de efetuar o pagamento em dinheiro que diz respeito a um empréstimo ou não, que lhe havia sido feito no passado.
Neste processo, em que a pessoa devedora tem a obrigação de devolver o dinheiro que lhe havia sido emprestado, nem sempre as coisas correm da melhor maneira.
Como por exemplo: empréstimo pessoal, cartão de crédito e também podemos considerar a dívida ao governo (impostos).
E às vezes por causa de um acumular de dívida e de incumprimento, é necessário definir algumas estratégias para ajudar a saldar as dívidas com tranquilidade.
É uma realidade, nalguns países, que a dívida associada às famílias em termos estatísticos é uma séria realidade, sobretudo quando se fala na dívida acumulada com o uso do cartão de crédito.
Neste sentido, algumas famílias precisam aprender como fazer a gestão das suas dívidas, e algumas estratégias para controlarem o crescimento da dívida.
Então, por onde começar?
1. Fazer um Plano
Fazer um plano para executar qualquer projeto é essencial. Para se livrar das dívidas também é preciso fazer um plano, definir os objetivos e as fases a percorrer até atingir a sua meta com a execução do plano.
Inicie o seu plano, seja o mais realista possível.
Após desenhar o seu plano, faça valer e ajuste o seu orçamento, o ponto de situação da sua condição, analisar, executar para alcançar os seus objectivos.
2. Controlar os gastos
Os nossos desejos são infinitos e podemos partir do pressuposto que, quanto mais se ganha, mais se gasta, é a tendência.
Logo, aprender a controlar os gastos é fundamental. Antes de pensar em gastar dinheiro, lembre-se que, para ter uma vida financeira organizada é preciso gastar menos , muito menos do que se ganha.
Para que tudo isso seja uma realidade, identifique as áreas onde é possível você cortar os gastos.
Podemos considerar que, cortar nos gastos pode ser equivalente a uma fonte de rendimento.
Vejamos, faça o acompanhamento do que gasta, como gasta e onde gasta durante todo mês. Depois de identificar as áreas onde poderá reduzir os gastos, comece a agir no sentido de economizar.
Para que este exercício funcione e consiga resultados extraordinários, é preciso rigor e foco neste objetivo, e vai se surpreender.
Algum tempo depois vai se surpreender com os resultados. Vai ver o quanto vai obter de dinheiro e assim, poder começar a pagar as suas dívidas mais rápido.
Quanto mais esforço empreender na melhor gestão da sua dívida mais cedo será paga.
Se você está numa situação de endividamento e pretende sair desta condição, não vai perder nada se tentar estas duas estratégias. Tente e vai se surpreender!
Se gostou compartilhe!
Obrigada pela escolha!
Por: Maria Teresa Eduardo
🌾🌾🌾