É normal que eventos políticos possam afetar a economia como um todo. Neste contexto, os mercados financeiros também são influenciados pela confiança ou desconfiança nos resultados.
As expectativas pairam em volta das políticas que os candidatos à presidência se propõem fazer.
Embora estejamos a passar por uma crise pandémica, e continua a ser um grande desafio para os governos de todo o mundo e da população em geral, o mundo espera que vença o melhor na eleição presidencial dos EUA.
Ou seja, espera-se que vença o candidato que apresente as melhores políticas no sentido dar uma melhor resposta à situação atual.
O mundo espera com enorme expectativa, visto estarmos perante uma das maiores economias e que por consequência acabará por influenciar o resto do mundo.
É facto, vários sectores da economia foram afetados pelas consequências da pandemia.
Então, o que se espera? Boas políticas que poderão ajudar a reduzir o impacto negativo que se vive.
Porém, a confiança do investidor quanto à recuperação económica poderá aumentar. Sendo que, poderá impulsionar o mercado financeiro de modo positivo.
LEIA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Após a publicação dos resultados, ainda um pouco antes dos resultados definitivos a economia quase em todo o mundo começou a demonstrar que ansiava por mudança política nos EUA.
Os mercados reagiram e continuam a reagir positivamente, o que sugere, embora as reformas possam ocorrer nos EUA, poderão ser significativas, com efeito a nível global.
Em termos de investimentos, pode ser um bom sinal, no sentido de continuarmos a acreditar num melhor desempenho dos mercados.
Os mercados reagiram de forma positiva à mudança política e os investidores parecem um pouco mais confiantes.
Como tudo isso pode afetar a suas Finanças e os seus Investimentos?
Se é um investidor, a atenção é no desempenho no mercado, e que posição poderá tomar no sentido de melhorar o desempenho da sua carteira de investimentos.
LEIA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Estar atento ao mercado, olhar para as oportunidades de investimento que possam surgir e analisar se é boa altura de comprar ou vender o que tem. Será que é altura de manter e ver a sua carteira valorizar durante algum período?
Caberá a si, caro investidor decidir, mas é importante referir que o mercado está a dar bons sinais. Pode ser uma boa altura de aplicar novas e melhores estratégias e confiar no mercado.
Há aqui um factor importante, será que este impacto positivo é de curto, médio ou longo prazo?
Alguns estudos concluíram que os ganhos no mercado financeiro é superior quando um presidente é reeleito nos EUA. Mas, este ano estamos perante uma situação um pouco diferente.
Estamos a passar por momentos de muita incerteza devido à pandemia, por essa razão é mais um evento a considerar. Isto, para dizer que os efeitos podem ser vários e inesperados.
Então, dependendo da política do novo presidente nos EUA, as questões em relação à mudança, também dependerão do clima e de condições favoráveis em relação também, ao impacto da pandemia.
Se as condições não se mostraram desfavoráveis devido à pandemia, o impacto da eleição presidencial pode fazer aumentar a possibilidade de afetar significativamente o mercado financeiro.
Obrigada pela escolha,
Maria Teresa Eduardo