Search

COMO GANHAR DINHEIRO NA BOLSA DURANTE A CRISE E AS 3 LIÇÕES A RETER

Partilhe Conhecimento

Existem várias maneiras inteligentes de investir durante a crise. Para as pessoas com algum dinheiro destinado ao investimento deviam olhar com muita atenção ao mercado, neste momento.

Pode-se aproveitar as grandes oscilações no mercado financeiro, e daqui a alguns anos, com a recuperação económica poderá olhar para trás e verificar que valeu a pena.

Em tempos de crise, há sempre boas oportunidades de investimento, no sentido em que é o momento perfeito para apostar e ganhar.

Para que corra bem, além de pensar numa boa estratégia é preciso trabalhar o lado emocional, vai ajudar no momento de decisão de investimento, vender ou comprar no momento certo.

Comportamento do investidor

O comportamento do investidor pode ser determinante no momento da tomada de decisões.

Embora o mercado ofereça oportunidade de investimento ou não, o comportamento do investidor pode ser determinante no que diz respeito  à situação de investir e ganhar dinheiro.

As finanças comportamentais estuda entre outros, os efeitos psicológicos e emocionais que afectam os investidores.

Por essa razão, as decisões de investimento vão depender dos diferentes tipos de comportamento. E as decisões de investimento vão ditar o sucesso ou não no mercado, ganhar ou não ganhar no mercado financeiro.

Aversão ao risco ou não é um fator fundamental na tomada de decisões financeiras individuais. 

O comportamento do investidor dita a tolerância ao risco, e a sua disposição de se envolver no mercado cujo o resultado é incerto.

Os limites de racionalidade dos investidores, também estão relacionados com os mecanismos que impulsionam as suas escolhas.

O momento do retorno e a recuperação económica

Pela experiência, a recuperação dos mercados sempre tem lugar com a retoma económica. Quanto tempo leva até a retoma? É muito relativo, tudo depende da recuperação, pode ser lenta ou acelerada, pode ser uma recuperação de médio ou longo prazo. 

Nos investimentos a paciência é amiga dos bons resultados.

Neste momento, o que sabemos é que poderá levar muito tempo até a economia voltar ao que era antes da pandemia.

A confiança do investidor está fragilizada pelo medo e pela incerteza. Sendo que o  futuro está um pouco difícil de prever e saber quando os mercados poderão se recuperar.

Analytics, Gráficos, Negócios, Mulher

Mas, para o investidor sem aversão ao risco, ele tem uma certeza, essa altura de retoma económica vai chegar. E como este perfil de investidor é paciente não se preocupa quanto tempo vai levar, mas sim o quanto vai ganhar dinheiro.

Logo, embora o futuro se pareça incerto as coisas vão mudar e a economia vai melhorar. Por essa razão estabeleça uma estratégia de investimento numa perspectiva de longo prazo.

Perspectiva de longo prazo na Bolsa

O mundo está a atravessar uma recessão económica, num curto espaço de tempo sem memória. Verificam-se grandes oscilações no mercado e a incerteza da recuperação económica.

O mercado financeiro é fortemente influenciado pela especulação e comportamento do investidor. O que quer dizer, que a influência tem a ver com as pessoas acreditarem ou não no desempenho da economia a médio ou longo prazo.

Então, quando é que se ganha dinheiro neste mercado? Quando o que se espera do mercado, acontece. E a certeza que a economia vai se recuperar.

Este grande golpe que a economia ainda está a atravessar como eventos cancelados, falência de empresas e o aumento do desemprego tem influenciado os hábitos de consumo.

Contudo, espera-se que a economia venha a recuperar no médio prazo.

Cursos, Partes, Forex, Análise, Gráfico

Três Lições de Investimento Durante a Pandemia

No mercado financeiro aprimorar a gestão de risco é um factor indispensável.

É quase certo que ninguém previsse esta crise. A pandemia veio pôr em causa muita coisa, inclusive a forma de estar das pessoas socialmente e novas formas de consumo.

Ainda assim, há sempre maneiras de se ultrapassar algumas situações e lições a aprender com os eventos. Por essa razão, vamos aqui analisar três lições de investimento durante a crise:

Estoque, Negociação, Financeira

Lição nº. 1 – Construa a sua carteira de investimento

Ao construir uma carteira de investimento o objectivo passa por ter uma boa rentabilidade e reduzir riscos. Nesta altura de crise, pode ser uma boa oportunidade de começar a construir a sua carteira.

Enquanto o mercado estiver propício para comprar os produtos que há muito ambicionava e não lhe apareciam oportunidades, a altura pode ser esta.

Comprar agora as acções que algum dia desejou e não havia condições de as comprar. Aproveitar e investir naquele fundo de ações há muito desejado.

Financeira, Analytics, Blur, Negócios

Liçãonº. 2 – Diversifique a sua carteira

Investir em ações é para investidores com um perfil de risco muito acima da média. O investidor que não tenha aversão ao risco pode aproveitar a oportunidade e começar a criar uma carteira diversificada.

Monte uma boa estratégia. Uma carteira de investimento permite a diversificação de ativos e de risco, traz tranquilidade ao investidor e menor volatilidade do seu património.

Não se consegue reduzir o risco de mercado mas, com a diversificação de ativos, ao mesmo tempo diversificar o risco.

Uma boa gestão de investimento passa pela relação risco e retorno.

O investidor propenso ao risco, normalmente constrói uma carteira com risco elevado e em contrapartida espera um maior retorno.

O mesmo não acontece com o investidor avesso ao risco, constrói uma carteira com menor risco, logo espera-se menor retorno.

A estratégia depende sempre em grande parte do perfil do investidor

Criptomoeda, Bitcoin, Finanças

Lição nº. 3 – Controlar as emoções na tomada de decisões de investimento

Em grande parte, o investidor só acredita no desempenho do mercado quando este começa a subir. Quando o mercado está a subir é quando muitos investidores acreditam e fazem os seus investimentos. 

Isso acontece por causa da parte emocional que interfere na capacidade de percepção do investidor.

Às vezes há uma certa resistência no desapegar das emoções. Um bom investidor tem de ter foco no objetivo, olhar para a razão e controlar as emoções.

Está comprovado que no momento de tomada de decisões de investimento, o investidor é capaz de cometer alguns erros ao se deixar levar pelas emoções. 

O investidor pode cometer erros ao antecipar movimentos com expectativas tanto boas ou más. 

Conclusão

Em tempos de crise pode ser uma boa oportunidade de fazer bons investimentos financeiros. Mas, para que tudo corra na perfeição é preciso munir-se de algum conhecimento prévio.

Conhecer os riscos de mercado e apostar na construção de uma carteira de investimento com uma boa estratégia.

Contudo, pode estar perante uma oportunidade única e fazer bons investimentos.

Numa perspectiva de médio ou longo prazo os retornos poderão ser bem significativos. 

Construa a sua carteira de investimentos, trabalhe na questão das emoções e analise o seu perfil de investidor.

Faça bons investimentos, vai construindo a sua carteira e aguarde pela retoma da economia.

Grata pela sua escolha

Se gostou compartilhe com os seus amigos

Maria Teresa Eduardo

Subscrever
Notify of

Solverwp- WordPress Theme and Plugin

Scroll to Top
× Posso ajudar?