- O Que é a Educação Financeira e Qual é o seu Objectivo?
Para ser um indivíduo esclarecido num contexto de sistema económico de economia de mercado, é importante se adaptar ao paradigma do dinheiro e às situações mais complexas nele envolventes.
Assim, se pode definir a educação financeira como o mecanismo repleto de ferramentas, que auxilia o indivíduo a administrar as suas Finanças Pessoais.
Sendo que, faz parte do objectivo da educação financeira, com as ferramentas básicas e necessárias capacitar o indivíduo a fazer uma melhor gestão e consciente do seu dinheiro.
- A Importância da Educação Financeira na Tomada de Decisões
A educação financeira fornece ferramentas e orienta na tomada de decisões, nomeadamente:
- Como aplicar os seus rendimentos no consumo,
- Como lidar com situações de empréstimo e investimento.
Partindo do princípio que adquiriu as bases fundamentais e que consiga gerir melhor e de maneira inteligente e consciente o dinheiro para manter o equilíbrio das contas.
Para um bom nível de entendimento, conhecimento básico sobre educação financeira é indispensável.
Com recurso ao conhecimento e as ferramentas de educação financeira dá lugar a uma melhor orientação na gestão eficiente do rendimento familiar e consequentemente das finanças pessoais como um todo.
Fazer uma revisão periódica das contas e do dinheiro para que se faça um bom planeamento das despesas, com recurso ao orçamento pessoal no sentido de controlar os gastos com base nos rendimentos num determinado período (normalmente 1 mês).
Os elevados problemas financeiros que nos últimos anos têm afectado muitas famílias, com um elevado nível de endividamento, como consequência, sobre as instituições financeiras recai o problema de crédito mal-parado.
É preciso investir no conhecimento no que diz respeito à educação financeira do casal.
O problema de endividamento acaba por afectar o desempenho na produtividade das pessoas, devido ao descontrolo emocional que daí resulta acabando por afectar o bem-estar das famílias.
Existem casos mais complexos, em que, na sua maioria de difícil resolução, como é o caso de famílias que se vêem ameaçadas a perderem as suas casas, por exemplo, por falta de pagamento prolongado da prestação de crédito habitação e de outros bens adquiridos com empréstimos bancários.
É importante perceber sobre educação financeira no sentido de tomar decisões mais assertivas.
Devido à exposição das famílias a estas situações de fragilidade, é oportuno apostar na aprendizagem e conhecimento para saber agir e tomar decisões acertadas perante situações quando o assunto estiver ligado às questões de crédito e financiamento e consequentemente à sua gestão. Daí a importância da educação financeira pessoal.