O uso do cartão de crédito, se bem aplicado pode trazer muitos benefícios caso aprenda a fazê-lo da melhor maneira.
Estamos a passar por uma fase em que, o recurso ao cartão de crédito tem sido muito frequente.
O aumento das vendas online é uma realidade, sendo que, é imprescindível que tenhamos algum conhecimento mais profundo, no sentido de salvaguardar os nossos interesses, enquanto consumidores.
Ter um cartão de crédito pode ter vantagens e desvantagens, aqui vamos nos focar nas vantagens.
Muitas pessoas adquirem o cartão de crédito com o objectivo de aproveitar o de melhor que este oferece, ou seja, as suas vantagens.
Mas, talvez por falta de experiência muitas pessoas, deixam-se levar pela facilidade de pagamento que o mesmo permite e acabam por fazer um mau uso.
Um Crédito de Curto Prazo
Um cartão de Crédito dá a possibilidade de usar o dinheiro do banco ou instituição financeira para efetuar compras.
O dinheiro utilizado a crédito terá de ser devolvido ao banco conforme o acordado.
O reembolso poderá ser feito com ou sem juro, vai depender do momento em que for efectuado. O pagamento de juros está relacionado com o momento de reembolso do dinheiro utilizado.
Por um lado, se usado com inteligência e desde que não seja ultrapassado o prazo de pagamento, é positivo.
Por outro lado, se as pessoas considerarem o plafond do cartão como um dinheiro que faz parte do seu orçamento para ser utilizado de qualquer maneira, é preocupante.
Como consequência pode acontecer não terem em consideração o período de carência e efetuarem o pagamento do dinheiro utilizado fora de prazo.
Bem, para o segundo caso, é um perfil de pessoas, que pode ser um risco ter um cartão de crédito. Na maioria dos casos, acabam com ter grandes problemas a longo prazo, visto que, a forma de uso as pode levar a um efeito de “bola de neve”.
Esse efeito bola de neve, faz com que as pessoas acumulem dívidas e acabam por criar um problema financeiro, e a sua resolução pode levar anos.
O Que Precisa Saber Sobre os Cartões de Crédito:
- É um empréstimo de curto prazo, e tem de ser reembolsado num determinado período de tempo;
- Ter em atenção ao período de carência, para a devolução do dinheiro utilizado;
- É preciso conhecer muito bem os termos e o contrato de uso;
- Ter conhecimento das taxas que vão ser aplicadas e o juro a pagar em caso de incumprimento.
Limite de Crédito e Período de Carência
Todo o cartão de crédito lhe é atribuído um limite de crédito ao qual o detentor do cartão poderá utilizar. Mas, todos os meses terá a obrigação de pagar o dinheiro utilizado como acordado – durante o período de carência, antes da data de vencimento.
O período de carência é o período que fica estabelecido para efetuar o pagamento do dinheiro utilizado. Caso ultrapasse esse período, o detentor de cartão de crédito começa a contabilizar e somar juros, que vão acrescer ao montante inicial em dívida.
É Muito Importante Ter em Consideração ao Seguinte:
- A melhor maneira de lidar com tudo o que envolve o cartão de crédito, é, depois de o dinheiro utilizado a crédito, pagar até o último dia do período de carência;
- Há sempre um valor mínimo a pagar ou a possibilidade de pagar fracionado o valor em dívida adicionado de juros;
- Quando assumir a possibilidade de começar a pagar fraccionado o dinheiro utilizado, é quando que corre o risco de em pouco tempo ver-se no efeito bola de neve;
- No efeito bola de neve, ao invés de diminuir a dívida, vê-se envolvido numa situação em que quanto mais paga, o tempo passa e a dívida não diminui;
- Por essa razão, é aconselhável ter um cuidado redobrado, para essa facilidade aparente no reembolso, do dinheiro utilizado;
- É muito importante priorizar o pagamento na íntegra do dinheiro utilizado do cartão de crédito, para evitar acumular e pagar juros ao longo do tempo.
As Taxas Aplicadas ao Cartão de Crédito
Uma das grandes vantagens é poder usar o cartão de crédito, e arranjar a melhor estratégia para tal.
Assim, tem de se ter em atenção e algum cuidado com as taxas que possam estar relacionadas ao seu cartão de crédito.
Pode haver diferença de taxas para determinadas situações. Por exemplo: taxas relacionadas ao atraso de pagamento, taxas de operações com o estrangeiro, taxas de pagamento devolvido e taxas anuais.
Há instituições financeiras que oferecem cartões de crédito sem taxas anuais e sem taxas sobre as transações com o estrangeiro, o que poderá ser para muitas pessoas uma vantagem.
Conclusão
Certifique-se sempre de ler o contrato na íntegra e conheça as regras antes mesmo de começar a usar o seu cartão.
Para muitas pessoas o uso do cartão de crédito pode ser considerado útil na gestão das finanças pessoais. Para outras, poderá ser um pesadelo.
Embora haja alguma vantagem usar o cartão, quando usado com inteligência e uma estratégia bem definida, também pode levar ao endividamento com muita facilidade.
Contudo, use o cartão de crédito com cuidado e moderação, tenha em atenção as taxas associadas e ao período de carência.
Atenção ao impacto negativo que possa ter nas suas finanças pessoais. Procure usar com uma estratégia bem definida, mantendo o seu orçamento e o controlo financeiro adequado.
Se gostou, ajude alguém e compartilhe com os seus amigos
Obrigada pela escolha!
Maria Teresa Eduardo